A SOCIEDADE


Em 20 de janeiro de 1858, na casa de Jacob Geyer, foi fundada a Sociedade Mannergesang Orpheus por um quarteto duplo de cantores que tinham como objetivos enobrecer o canto alemão, influindo e animando o gosto por ele, e promover a vida sociável e harmoniosa dos imigrantes alemães.

Seus fundadores foram Wilhelm Hofmann, Wilhelm Haertel, Christian Fleck, Luiz Reichard, Alexander Herzog, Dr. Albert Goetze, Carl Renck e Luiz Grünwald.
          
A Sociedade de Canto Orpheus, como era chamada, foi ponto de encontro de políticos, autoridades e empresários locais. Em 1865, recebeu a visita do Imperador Dom Pedro II, durante sua passagem pelo Brasil.

A lira tornou-se seu símbolo.

Sem ser a primeira sociedade de canto do Rio Grande do Sul, mas aquela que nunca fechou suas portas, a Sociedade Orpheu tornou-se conhecida por suas festas, entre elas o Carnaval e o Baile de Debutantes, no qual os adolescentes eram introduzidos na vida social. Eram famílias inteiras co-memorando datas festivas, desde crianças, jovens, adultos e idosos.

Desde sua fundação até os dias de hoje, diversos presidentes passaram, mas alguns permanecem em nossas lembranças, seja por sua presença, seja por suas ações: Othon Blessmann, João Corrêa da Silveira, Celso Justo, Alcir Silva, Fernando Hauschild.
        
O Clube Social mais antigo do Brasil, título de reconhecimento recebido na 1ª Convenção Nacional de Clubes Sociais, realizada no Rio de Janeiro, tem como objetivo proporcionar a seus sócios lazer e entretenimento.
        
O Clube disponibiliza a seus associados quatro sedes: Social, Campestre, Tiradentes e Iguassu.
        
Ao longo de seus 155 anos de história, a Sociedade Orpheu se consolidou como um clube completo, que concilia modernidade e tradição. Sua infraestrutura e excelente localização fazem do Orpheu a principal opção para realização de eventos em São Leopoldo.